5 características do empreendedor

Para ser um empreendedor de sucesso, não basta apenas ter uma ideia de negócio e capital para investir. Há muitas outras habilidades em jogo quando uma pessoa resolve empreender, seja em que área for. Também é necessário entender o mercado em que se quer atuar e manter-se atualizado, seja com cursos, palestras e outras formas de capacitação. Com isso, seu negócio terá muitas possibilidades de crescimento.

Antes, acreditava-se que um empreendedor já nascia com esse “dom”. Se ele não fosse um empreendedor nato, as chances de seu negócio fracassar eram muito grandes. Mas isso é um mito. Atualmente, sabe-se que é possível desenvolver atitudes e habilidades empreendedoras através da capacitação. Lembre-se: obter conhecimento é fundamental. Saber sobre o mercado, os nichos onde se quer atuar e as dores de seus potenciais clientes é muito importante.

Além disso, mesmo não sendo um empreendedor nato, é possível desenvolver alguns atributos para que você seja um profissional de sucesso. Listamos as cinco principais características de um empreendedor. São elas:

1) Liderança

Um líder é aquele que busca compreender o todo da sua empresa. Ele precisa saber lidar e conduzir um grupo de pessoas rumo a um objetivo comum. O bom líder é um bom ouvinte e sabe como incentivar, motivar e deixar as pessoas comprometidas em relação ao objetivo estabelecido.

2) Capacidade de inovação

É a partir da inovação que o empreendedor buscará por novidades no mercado e explorar o que ninguém nunca explorou, segundo a Estratégia do Oceano Azul. De acordo com esse conceito, criado pelos estudiosos W. Chan Kim e Renée Maiborgne, um negócio pode tornar-se cada vez mais lucrativo se o dono dele buscar novos e intocados mercados, ao invés de disputar clientes com seus concorrentes num mercado saturado.

3) Planejamento

Criar um plano de negócio é fundamental. Ter os objetivos estabelecidos bem claros e monitorá-los são atitudes necessárias para que o seu negócio cresça. “O empreendedor precisa saber o quanto ele necessita para ter lucro. Tem que ter indicadores para acompanhar o negócio dele”, diz Alexandre Saade, professor de Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School de São Paulo, à revista Exame.

4) Sociabilidade

A sociabilidade é uma característica importante de um empreendedor de sucesso. Participar de eventos e feiras relacionados ao seu negócio o ajudam a manter-se atualizado em seu mercado. Saiba ouvir outros empreendedores, clientes, fornecedores e colaboradores. Estar aberto aos feedbacks ajuda a melhorar um negócio.

5) Disposição para correr riscos

Correr riscos faz parte do ato de empreender. E arriscar-se é bem diferente de correr perigo. A falta de conhecimento técnico e/ou informação acerca do mercado em que se atua pode resultar em fracasso. Portanto, ter conhecimentos técnicos é fundamental para um empreendedor de sucesso.

Além disso, a perseverança é mais uma característica importante para o empreendedor enfrentar os riscos calculados. As dificuldades estão aí e um empreendedor de sucesso sabe que errar e seguir adiante é uma das chaves para o sucesso.

About the Author Leandro Rasia

Leave a Comment: