Capacitação: o segredo do sucesso para empreendedores

Não basta ter dinheiro no bolso e uma ideia na cabeça para se ter sucesso num negócio. Algumas pesquisas, como esta do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com dados relativos a 2013, revelam que mais da metade das empresas fecham antes de completar quatro anos. Isso acontece porque muitos empreendedores não estão preparados para lidar com os desafios de abrir uma empresa.

É aí que entra a importância da capacitação. Segundo o site Guia Empreendedor, quanto mais capacitado é um empreendedor, mais chances ele tem de analisar o mercado adequadamente e levar a empresa a um crescimento saudável. O empreendedor não tem a obrigação de dominar tudo o que uma empresa exige. O conhecimento é a palavra-chave.

 

“Ninguém sabe tudo. Para empreender, ainda mais em uma pequena empresa, é preciso buscar conhecimento. O empreendedor não consegue ser especialista em todas as áreas: controle de estoque, fluxo de caixa, gestão de pessoas, etc.”, analisa o coach e presidente da Núcleo Expansão, Alexandre Prado. Para ele, além da capacitação técnica, a parte comportamental de como lidar com pessoas é importante. “São questões comportamentais e emocionais que o pequeno empreendedor deve ter em consideração”, conclui Prado.

Hoje em dia, o empreendedor não precisa ter curso superior em Administração para começar seu negócio, embora isso seja ideal. Mesmo assim, é impossível dominar todos os aspectos que gerir um negócio exige. Por isso, a capacitação constante é essencial para manter o empreendedor sempre atualizado para enfrentar os desafios que surgirem.

Conheça alguns cursos gratuitos de capacitação para empreendedores

Justamente por não conseguir dominar todas as variantes de conhecimento da gestão de um negócio, um caminho é investir em cursos rápidos – a maioria são online – que o auxiliem nos aspectos mais práticos.

Confira quatro instituições que oferecem cursos de capacitação para empreendedores:

1) Sebrae – Instituição criada para fomentar o empreendedorismo, o Sebrae oferece seu programa de educação à distância gratuito, o EAD Sebrae. Lá tem minicursos, oficinas por celular, vídeos com palestras, ebooks e podcasts que auxiliam quem quer empreender ou quem já tem seu negócio e quer melhorá-lo.
É só se cadastrar em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead.

O Sebrae-SP também tem o programa Super MEI, específico para os microempreendedores individuais (os MEI), que oferece capacitação através de cursos de gestão e formação técnica gratuitos. Além disso, o microempreendedor também poderá ter acesso ao mercado e formalização para quem ainda não está regularizado. Informações: supermei.sebraesp.com.br.

2) Endeavor – Assim como o Sebrae, a Endeavor Brasil é uma organização fomentadora do empreendedorismo. A instituição também oferece cursos online ou por e-mail gratuitos, que englobam desde planejamento estratégico, passa por finanças e gestão de pessoas, até marketing digital. As capacitações também são gratuitas. Basta se matricular em https://endeavor.org.br/cursos/.

3) Fundação Getúlio Vargas (FGV) – A FGV é uma das instituições pioneiras no Brasil a oferecer cursos e materiais didáticos sem custos via internet. Há capacitações em áreas como gerenciamento de projetos, finanças, marketing e vendas, entre outros.
Acesse e inscreva-se: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/.

4) Veduca – Organização que compartilha conteúdos colaborativos de maneira acessível, o Veduca oferece cursos livres online gratuitos e também tem parceria com a USP (Universidade de São Paulo). Se optar por um curso certificado, com um investimento de R$ 79,00, é possível fazer uma prova ao final do curso com direito a certificação digital reconhecido pelo mercado.
É só se inscrever em https://veduca.org/courses.

E se você quer capacitar-se de forma diferenciada, participe da nossa formação de Coaching para Empreendedorismo, preenchendo seus dados abaixo.

Seja rápido, pois as vagas são limitadas!

About the Author Leandro Rasia

Leave a Comment: