Encontre o diferencial de seu negócio em 6 passos

Empresas que possuem diferenciais bem definidos tendem a crescer mais no mercado. Explorar algo que alguém jamais explorou é fundamental para sair na frente dos concorrentes. Mas isso não é uma tarefa fácil. A forte concorrência exige aperfeiçoamento constante de seu negócio para que ele não só cresça, mas se mantenha no mercado a longo prazo.

Oferecer um preço mais baixo, atendimento personalizado ou entrega mais rápida não são considerados diferenciais. Essas características podem ser uma vantagem momentânea. Basta a empresa ter uma demanda crescente e a entrega mais rápida já não será mais possível, por exemplo. “Se uma nova metodologia, tecnologia ou padronização de algum processo foi criada e isso possibilitou um preço ou atendimento melhor, então você tem um bom diferencial. É importante que ele seja claro, sustentável e difícil de ser copiado”, escreveu Arthur Valadão, ex-gerente de Busca e Seleção de Empreendedores da Endeavor Brasil, ao site da revista Exame.

Além disso, procurar navegar em mares nunca explorados, como prega a Estratégia do Oceano Azul, também é uma maneira de buscar um diferencial que o coloque muito à frente da concorrência.

Conheça os 6 passos encontrar o diferencial de sua empresa:

1) Conheça seu negócio em detalhes

O empreendedor precisa conhecer a fundo o problema que sua empresa quer resolver. Descubra qual a dor ou necessidade do seu cliente. E pense numa forma de oferecer a melhor solução para ele.

2) Seja pioneiro

Busque resolver o problema em primeiro lugar. Ser o primeiro a identificar uma necessidade ainda não explorada pelo mercado pode resultar na consolidação de diferenciais, já que não haverá concorrentes. Uma boa dica é ficar atento às tendências tecnológicas.

3) Crie dependências para o cliente

Tente criar uma relação de dependência de seu cliente a ponto de, se ele quiser desistir de seu produto ou serviço, implicará em mudanças mais radicais, como custos maiores. Isso pode ser feito com treinamento e processos específicos.

4) Monte uma equipe excelente

Formar um time com profissionais altamente qualificados e tirar o máximo proveito disso fará com que sua empresa tenha um diferencial que dificilmente poderá ser copiado pelos outros.

5) Venda produto ou serviço de valor intangível

Apostar na experiência do cliente é uma boa dica para alcançar um diferencial. Criar valor associado ao seu produto ou serviço faz com que o cliente saiba que o empreendedor está interessado com a qualidade de atendimento. Assim, esse cliente cria um laço afetivo com a empresa.

6) Promova a cultura de inovação

Um bom ponto de partida para estimular a cultura de inovação é promover mudanças na missão e nos valores de sua empresa. Ouça mais as pessoas com quem você trabalha. Em vez de responder com um “não” prontamente, pergunte: “Por que não?”. Às vezes, ideias novas surgem de quem ou de onde menos se espera. Inovação é algo que acontece o tempo inteiro, até nas pequenas ações do dia a dia. Não tenha medo de mudar.

About the Author Leandro Rasia

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